Russo Evgeni Plushenko anuncia "adeus" à patinagem

Aos 31 anos, Evgeni Plushenko abdicou da prova individual de patinagem artística e deu por terminada a carreira, devido a uma lesão nas costas.
Publicado a
Atualizado a

O russo Evgeni Plushenko, duas vezes campeão olímpico, anunciou nesta quinta-feira o final da sua carreira, depois de desistir da prova individual de patinagem artística dos Jogos Olímpicos de Sochi 2014, na Rússia, devido a uma lesão nas costas.

Plushenko, de 31 anos, queixou-se das costas após a receção de um salto durante o aquecimento para o programa curto e, depois de falar com o treinador, dirigiu-se de imediato ao júri para anunciar a sua intenção de não participar, quatro dias depois de ter conquistado o ouro na nova prova por equipas.

"Estou sinceramente desolado pelos meus adeptos e por toda a gente, mas eu quis acreditar até ao fim. Quase chorei. É mesmo duro, acreditem. Não era desta forma que queria acabar a minha carreira. Estou muito desiludido, mas fiz o meu melhor", declarou Plushenko.

O russo, que igualou o sueco Gillis Graefstroem com quatro medalhas, perdeu assim a oportunidade de conquistar um quinto pódio olímpico e tornar-se o atleta mais medalhado da patinagem artística nos Jogos. Em quatro presenças, Plushenko alcançou o ouro em Turim 2006 (Itália) e Sochi 2014 e a prata em Salt Lake 2002 (Estados Unidos) e Vancouver 2010 (Canadá).

Três vezes campeão do Mundo, o patinador, que foi operado às costas há cerca de um ano para substituir um disco, ainda foi ao centro da pista para saudar o público que gritava pelo seu nome.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt